Nada pode te fazer ficar mais preocupada do que ver sangue na sua roupa íntima. A mancha de sangue durante a gravidez significa que você está tendo um aborto, liberando seu tampão de sangue (“show sangrento”) , ou algo do tipo? Esse guia sobre manchas de sangue e sangramento  na gravidez irá te ajudar a descobrir o que está acontecendo, e o que fazer para ficar em paz.

A diferença entre a Mancha de Sangue e o Sangramento

As manchas de sangue são corrimentos vaginais com cor, que é suficiente para deixar marcas no protetor de  roupa íntima ou no forro de pano, mas não é suficiente para encharcá-los. Manchas podem variar, em cores, de rosa para marrom ou vermelho vivo. O sangramento na gravidez, pelo contrário, é quando há fluído suficiente para encharcar os protetores de roupa íntima, e geralmente é vermelho vivo, embora nem sempre.

Manchas de Sangue no Início da Gravidez

A Associação Americana de Gravidez estima que cerca de um terço das mulheres experienciam o que é chamado de sangramento de implantação. Isso acontece após a concepção, quando o óvulo fertilizado se aloja na parede uterina. O sangramento de implantação ocorre cerca de 10 a 14 dias após a ovulação e, geralmente, é confundido com a menstruação que se atrasou.

O sangramento de implantação é normalmente de rosa à marrom, e somente dura algumas horas ou alguns dias. É muito mais claro do que a verdadeira menstruação, que é um sangramento mais forte que continua por cerca de uma semana.

 É Normal Ter Manchas De Sangue/Sangramento Na Gravidez?

Uma estimativa de 20% de mulheres relatam terem tido manchas de sangue  ou sangramento durante o primeiro trimestre, de acordo com a Associação Americana de Gravidez. Além disso, a mesma quantidade também tem sangramento de implantação. Outra estatística aponta que cerca de 5% das mamães tem sangramento ou manchas de sangue em algum momento da gravidez, então não é incomum. O sangramento forte, porém, é um motivo de preocupação e deve ser verificado brevemente com sua parteira ou médico.

 Manchas de Sangue na cor Vermelho Vivo

Há uma série de situações que podem fazer com que apareça manchas de vermelho vivo durante a gravidez, alguns mais benignos que outros. Algumas razões menores para essas manchas incluem irritação vaginal recentes de relações sexuais, verificação do seu colo de útero ou um exame Papanicolau. Quando a secreção é de cor vermelho vivo, isso significa que o sangue está novo. Aqui está algumas outras possíveis razões para a mancha de sangue vermelho vivo:

Problemas de Placenta

A placenta prévia é quando a placenta parcialmente ou totalmente cobre o colo do útero e pode causar, mais tarde, sangramento na gravidez, geralmente na cor vermelho vivo. Essa condição geralmente é detectada mais cedo, pelo ultrassom, antes do sangramento ocorrer. A maioria dos casos de placenta prévia irão se resolver por si mesmos durante o parto, e isso apenas ocorre em cerca de 1 a cada 200 partos.

No entanto, as placentas que não migram para o lugar de origem podem causar sangramento no segundo ou terceiro trimestre, necessitando de mais intervenções.

O descolamento de placenta ocorre quando a placenta se separa do útero, e geralmente ocorre durante as últimas 12 semanas de gravidez. Este evento é raro e ocorre em cerca de 1% das gestações, segundo a Associação Americana de Gravidez. Além disso, o descolamento é acompanhado por sangramento leve à intenso, com ou sem coágulos.

Não deixe de contatar sua parteira ou médico se tiver qualquer sangramento na segunda metade da gravidez.

Gravidez Molar

A gravidez molar também é conhecida como doença trofoblástica gestacional (GTD). No caso de gravidezes molares, a placenta é criada, o teste de gravidez é positivo, mas, por conta da superabundância de cromossomos, haverá um aglomerado de células e nenhum feto presente, ou um embrião gravemente defeituoso. O sangramento é de marrom escuro à vermelho vivo e pode ser acompanhado por náuseas, vômitos e cólicas. Gravidezes molares são raras e ocorrem apenas em 1 de 1.000 gestações. Se suspeitar de uma gravidez molar, consulte imediatamente o seu profissional de saúde para o tratamento, pois isso pode levar à uma rara forma de câncer.

É um aborto?

Manchas de sangue vermelho vivo ou sangramento no primeiro trimestre pode indicar um aborto. É estimado que metade de todas as gravidezes terminam em aborto, no entanto, acontece tão cedo que nem é notável. Se um ultrassom mostra um batimento cardíaco normal entre sete e 11 semanas, então há mais que  90% de não ocorrer um aborto, de acordo com um estudo da Livraria Nacional de Medicina nos Estados Unidos.

Sangramento na gravidez pode ser classificado como ou uma ameaça de aborto ou um aborto inevitável. Uma ameaça de aborto se apresentará com sangramento ou manchas de sangue e, muitas vezes, com dor abdominal, mas o colo do útero ainda está fechado após o exame. Um aborto inevitável, no entanto, significa que o colo de útero está dilatado, o sangramento é forte e é quase certo de um aborto acontecer. Alguém que talvez esteja sofrendo de um aborto pode experienciar alguns ou todos os sintomas a seguir durante a gravidez:

Sintomas de Aborto

  • Secreção de muco branco/rosa
  • Sangramento na gravidez marrom ou vermelho vivo
  • Coágulos de sangue
  • Cólicas e dores abdominais
  • Dor nas costas

Como Prevenir um Aborto

Embora você não possa evitar um aborto espontâneo se o seu corpo não for portador do embrião, existem maneiras de evitar um aborto espontâneo se você suspeitar que está sofrendo uma ameaça de aborto. Observe que, se o colo do útero já estiver dilatado e o sangramento estiver forte, então é provável que seja um aborto iminente e que provavelmente não possa ser interrompido. Se você suspeitar de um aborto, entre em contato com sua parteira ou médico imediatamente. Seu médico poderá examiná-la e informá-la sobre o que está acontecendo.

Em uma ameaça de aborto, o colo do útero ainda está fechado, então ainda há uma chance de o bebê ficar parado por um tempo. Sua parteira ou médico poderá orientá-la, mas as dicas a seguir podem ser úteis para evitar que uma ameaça de aborto espontâneo se torne um aborto iminente. O mais importante é relaxar e reduzir o estresse.

  • Coloque seus pés pra cima e relaxe
  • Não levante nada mais do que 4 kg
  • Repouse na cama
  • Fique calma
  • Repita afirmações positivas. O cérebro é uma ferramenta poderosa!
  • Experimente banhos florestais
  • Tome magnésio para relaxar ou use óleos ou loções de magnésio atuais
  • Recline na banheira com alguns calmantes de sais de Epsom (que são magnésio)
  • Peça ajuda, se necessário. Peça que familiares ou amigos ajudem nas tarefas domésticas ou cuidem das crianças.

Mancha Marrom Na Gravidez

A presença de mancha marrom na gravidez é de um sangue que é mais velho e não tão recente quanto o sangue vermelho. O aborto, a gravidez molar e o tampão de sangue (“show sangrento”) podem todos ser razões para manchas marrons. A razão mais comum para a mancha de sangue marrom na gravidez é advinda da irritação vaginal.

Irritação Vaginal

Durante a gravidez, o número de vasos sanguíneos no útero aumentam. Sexo ou exames vaginais podem causar irritações nessa área delicada, e o aumento do fluxo sanguíneo pode causar as manchas. A mancha pode ser marrom, rosa ou vermelha. Se a secreção e não for ocasional, então pode ser algo a se preocupar e deve ser relatado para seu profissional de saúde.

 

Outras Razões Para Manchas de Sangue Na Gravidez

Há muitas outras razões do que o aborto para manchas de sangue na gravidez, que podem gerar manchas vermelhas ou marrons. Algumas causas possíveis são:

Hemorragia Subcoriônica

Essa condição ocorre quando o sangue se acumula nas dobras da membrana fetal externa próxima à placenta ou entre o útero e a placenta. Geralmente, isso é solucionado sozinho, mas às vezes pode aumentar o risco de trabalho de parto prematuro ou outras complicações. Uma hemorragia subcoriônica provoca manchas leves a pesadas e pode ser sangue escuro e marrom, possivelmente acompanhado por coágulos sanguíneos. Os coágulos sanguíneos são absorvidos pelo corpo ou expelidos da vagina. Mesmo que esta questão não seja séria, ainda requer atenção médica imediata.

DSTs e Infecções

Durante a gravidez, a maioria dos profissionais testará rotineiramente as doenças sexualmente transmissíveis, como a clamídia e gonorreia, pois estas podem causar problemas de saúde para o bebê. Bactérias de Streptococcus do Grupo B também são rotineiramente rastreadas, pois podem causar infecções ou complicações da bexiga ou do útero em recém-nascidos. Ambas as DST e infecções podem irritar o colo do útero e gerar sangramento na gravidez.

O sangue é por vezes acompanhado por um corrimento mucoso. Se você tiver febre, dor ao urinar, náuseas ou vômitos, além de manchas, não deixe de entrar em contato com seu médico imediatamente. Isso pode indicar uma infecção do trato urinário ou outra doença, e precisa ser tratada prontamente.

Pólipo Cervical ou Fibroide

Miomas (fibroides) são crescimentos que podem ocorrer no revestimento uterino. Se a placenta se incorpora em um mioma uterino, pode causar algum sangramento. O sangramento também pode ocorrer se houver um pólipo no colo do útero. Um pólipo é um crescimento anormal que ocorre frequentemente como resultado de níveis elevados de estrogênio durante a gravidez. Além do aumento do número de vasos sanguíneos no colo do útero, este tem maior probabilidade de sangrar se houver pólipo presente. Observe que os pólipos geralmente são benignos e não são motivo de preocupação. Mas qualquer mancha de sangue contínua ou sangramento deve ser relatado ao seu médico apenas por segurança.

Gravidez Ectópica

Uma gravidez ectópica é quando o embrião está alojado fora do útero, normalmente em uma trompa uterina. Isso às vezes é chamado de gravidez tubária, que pode romper a trompa de Falópio à medida que o embrião cresce. Segundo a Associação de Gravidez Americana, a gravidez ectópica ocorre em cerca de 1 de 50 gravidezes e quase sempre resulta em perda da gravidez. O sangue pode variar de manchas de sangue para sangramentos, e geralmente são marrons ou vermelhos.

A gravidez ectópica é uma complicação grave e deve ser tratada imediatamente, pois também pode resultar em problemas graves para a saúde da mãe. Certifique-se de informar imediatamente ao seu médico, se sentir algum dos seguintes sintomas junto com a mancha de sangue ou sangramento:

  • Dor nos ombros
  • Dor na pelve ou nos músculos abdominais
  • Forte dor aguda em um lado do abdome inferior
  • Pressão retal
  • Tontura ou desmaio

 Mancha de Sangue ou Sangramento No Terceiro Trimestre

Uma vez que está em seu terceiro trimestre, manchas de sangue ou sangramento podem indicar o início do trabalho de parto, por isso é importante prestar atenção ao seu corpo e entrar em contato imediatamente com seu médico, se sentir alguns sintomas de pré-parto ou sangramento desconhecido. Algumas causas possíveis para o sangramento no terceiro trimestre incluem a perda do seu tampão mucoso, o que é conhecido como “show sangrento”, que não é tão confuso quanto parece.

Perda do Tampão Mucoso

Enquanto seu corpo se prepara para a chegada do bebê, geralmente incluirá a  perda do tampão mucoso. O tampão mucoso pode variar de cor, de claro à branco, ou até mesmo verde, rosa ou marrom. No entanto, muitas vezes é claro com listras rosas ou marrons. Normalmente, você perderá o tampão mucoso durante ou após a 37ª semana de gestação, pois geralmente é um sinal de que o colo do útero está amolecendo e/ou dilatando-se em preparação para o trabalho de parto. Isso pode ser acompanhado pelo “show sangrento”.

“Show Sangrento”

Este evento ocorre no final da gravidez e é o resultado de pequenos capilares estourando no colo do útero, enquanto se prepara para o parto. Mamães pela de primeira viagem costumam ter o “show sangrento” uns dias antes do parto começar, enquanto outras geralmente não experienciam até o dia que o colo de útero está se dilatando para o parto ativo. O “show sangrento” uma secreção mínima de sangue que pode variar do marrom ao rosa e ao vermelho mais comum. Além disso, é um sinal de que o bebê está a caminho em breve e não há nada para se preocupar. O “show sangrento” pode ser acompanhado pela perda do tampão mucoso antes do trabalho de parto ativo, ou talvez não.

Parto Prematuro

Parto prematuro pode também ser uma razão para manchas de sangue ou sangramentos durante seu terceiro trimestre. O parto prematuro é definido pela CDC como aquele que começa antes das 37 semanas. Porém, é importante entender as diferenças entre contrações e sintomas, para saber se seu corpo está pronto para ter o bebê.

As contrações de Braxton Hicks podem ser frequentemente confundidas com o parto prematuro. Essas contrações são pequenas e de treinamento, preparando seu corpo para um verdadeiro parto; geralmente elas não envolvem nenhum outro sintoma.

O “falso trabalho de parto” ou “pródromos”, por outro lado, parecem contrações reais que aumentam em frequência e intensidade, mas ainda não resulta na vinda do bebê. Leia mais sobre contrações de Braxton Hicks e sintomas pródromos de trabalho de parto.

Ao contrário das contrações de Braxton Hicks ou sintomas de parto prodrômico, o trabalho de parto prematuro resulta no nascimento do bebê. Informe imediatamente a sua parteira ou médico se tiver os seguintes sintomas, pois o trabalho esse tipo de parto requer cuidados imediatos para si e para o bebê:

  • Secreção vaginal
  • Dilatação do colo do útero (talvez você possa ou não sentir que isso está acontecendo)
  • Pressão pélvica à medida que o bebê desce ou empurra pra baixo
  •  Cólicas abdominais e/ou uterinas
  • Dor lombar baixa
  • Perda do tampão mucoso ou “show sangrento”

Quando ligar para Sua Parteira ou Seu Médico

A qualquer momento que você experienciar um forte sangramento na gravidez, ou uma secreção de sangue for vermelho vivo, ligue para o profissional prontamente. Normalmente, é recomendável aguardar e relatar sobre as manchas de sangue claras durante o horário de expediente, pois geralmente não é uma emergência. Embora as informações aqui possam ajudar a indicar o que pode estar acontecendo em seu corpo, o autodiagnóstico tem seus limites. Se você não tiver certeza ou se sentir desconfortável com qualquer corrimento vaginal, é melhor prevenir do que remediar e informar imediatamente ao profissional de saúde que está cuidando de você.

Como Falar com Seu(a) Profissional de Saúde

Alguns tipos de manchas de sangue e sangramento na gravidez não são, geralmente, motivo de preocupação, enquanto outras são situações emergenciais. Pode ser difícil avaliar o que é, então, sempre que você não tiver certeza, é melhor errar do lado da cautela. Se você notar manchas ou sangramento, será útil usar um protetor de calcinha ou forro de pano, que dê para avaliar melhor a cor, a quantidade de secreção e se ela é acompanhada de muco. Você não precisa levar o pano forrado para um compromisso, mas observe do que se parece e os outros sintomas, para que você passe a informação adiante.

O que seu profissional de saúde fará se houver manchas de sangue ou sangramento na gravidez?

Se a mancha de sangue é mínima e seus sintomas apontam para um problema que não é sério, sua parteira ou médica pode escolher esperar. Manchas frequentes, no entanto, pode ser devido ao desequilíbrio hormonal e isso pode fazer com que seu profissional de saúde verifique seus níveis de HcG e hormônio progesterona. Isso depende da quantidade específica de secreção de manchas de sangue e dos sintomas que você estiver sentindo, mas seu médico pode fazer um ou mais dos passos a seguir:

  • Realizar um exame vaginal para checar seu colo do útero e vagina
  • Realizar um ultrassom para monitorar o bebê
  • Usar um doppler ou fetoscópio para verificar o batimento cardíaco do bebê
  • Recomendar a você se abster do sexo
  • Procurar por uma infecção urinária ou outra infecção

Lembrar

O estresse faz qualquer situação piorar, então lembre-se de relaxar! As manchas de sangue ou sangramento na gravidez são razoavelmente comuns, e geralmente possuem uma solução fácil. Deixe seu médico ou parteira saber o que está acontecendo e respire fundo, mamãe.