Seja na escola, com seus pais, ou de um vizinho mais velho “muito bem informado”, nós aprendemos, durante a aula de educação sexual, que menstruação atrasada significa “Você está grávida!” E, embora ficar grávida quase sempre significa que você vai ter atraso na sua menstruação, ou não ter (leia mais sobre isso abaixo), a falta de menstruação nem sempre significa que você está grávida. Se você tem toda certeza que não está grávida, mas ainda se pergunta por que minha menstruação está atrasada, leia mais para descobrir:
- O que é considerada uma menstruação atrasada?
- Qual a causa para falta de menstruação ou menstruação atrasada
- Além disso, por quanto tempo você precisa esperar antes de fazer um teste de gravidez
O Que é Menstruação Atrasada?
O ciclo de todas as mulheres variam, então é difícil definir o que é “normal” e “não normal”. No entanto, se você está se perguntando por que sua menstruação está atrasada, genericamente falando, profissionais médicos apontam:
- Uma menstruação é considerada atrasada se não tiver se iniciado cinco dias ou mais após o dia em que você esperava que ela fosse iniciada.
- A falta de menstruação é se você não teve fluxo menstrual por 6 ou mais semanas após o início da sua última menstruação.
Eu Não Estou Grávida, Então Por que Minha Menstruação Está Atrasada?
Está se perguntando “por que minha menstruação está atrasada? “Eu estou grávida” é uma das possibilidades.
Quando você não está grávida, mas ainda está se perguntando por que a menstruação está atrasada, pode estar passando por uma coisa chamada amenorreia secundária – a ausência de sangramento menstrual por três ou mais meses. (source)
Há uma variedade de fatores que podem causar essa condição:
1. Estresse
Estresse tem muitas manifestações físicas que vão desde dores de cabeça, dor no pescoço, diarreia e insônia, para citar alguns. Da mesma forma, isso pode afetar seu período. Quando os níveis de estresse aumentam, seu período menstrual pode parar temporariamente.
Por quê? O estresse suprime a função do hipotálamo, que controla a glândula pituitária. Quando a glândula pituitária não está funcionando como deveria, ela afeta a capacidade da tireoide e das glândulas supra-renais de regular os hormônios do seu corpo. Quando seus hormônios estão fora de sintonia, sua menstruação pode ficar irregular ou parar completamente. (fonte)
O que fazer:
- Evite situações estressantes
- Durma bastante—meta de pelo menos oito horas
- Pratique meditação e/ou respiração profunda
- Experimente a terapia da luz vermelha
- Tome luz diariamente (experimente experimente banho florestal!)
- Pratique exercício suave diariamente
- Faça acupuntura diariamente
- Evite açúcar refinado, cafeína ou álcool
2. Peso
“O excesso de células gordurosas em níveis elevados de estrôgenio, que pode acabar impedindo os ovários de liberarem o óvulo,” — Veronica Lerner, MD, professora assistente de ginecologia e obstetrícia do Centro Médico de Langone de NYU.
Quando você está abaixo do peso, seu corpo tem a reação oposta: não produz estrogênio suficiente. Quando seu corpo tem muito pouco estrogênio, ele não tem capacidade de produzir o revestimento uterino necessário.(fonte)
Perda de peso significante também pode afetar seu ciclo menstrual. Se você está perdendo peso dentro de um intervalo normal para a sua altura e idade, essa mudança deve ser apenas temporária, enquanto o seu corpo se ajusta.(fonte)
O que fazer:
Converse com seu médico sobre o que é uma faixa de peso normal para você
Se estiver com excesso de peso, converse sobre a criação de um plano de perda de peso seguro com uma dieta saudável e exercícios leves.
Se estiver abaixo do peso, coma muitas gorduras saudáveis e converse com seu médico sobre como minimizar o exercício vigoroso.
3. Controle de natalidade hormonal
Enquanto o controle de natalidade hormonal é certamente conveniente e efetivo, pode vir com consequências. Estudos ligam a pílula com um aumento do risco de vários tipos de câncer, incluindo o de mama e o de colo de útero, assim como coágulos de sangue e doenças de coração. Você também está se submetendo aos ganhos de peso, seios doloridos e variações de humor.
O que mais: Se você está em um controle de natalidade hormonal, você pode supor que sua menstruação uma vez por mês está garantida, mas isso realmente depende do tipo de controle que você está tendo e de como seu corpo responde aos hormônios. O contraceptivo oral (também conhecido como “a pílula”) basicamente engana o seu corpo e o leva a pensar que você está grávida para não soltar um óvulo e ovular.
A Pílula Combinada
Se você tomar a pílula anticoncepcional de 3 semanas (estrogênio / progesterona), muitas mulheres costumam sangrar na quarta semana. Isso é conhecido como sangramento de suspensão, quando o corpo libera o revestimento espesso do útero. Algumas mulheres, no entanto, não têm sangramento de suspensão como resultado dos níveis de hormônio de queda. Converse com seu médico sobre o seu padrão de sangramento.
A Mini-Pílula
Se você tomar o anticoncepcional de progesterona de 4 semanas (também conhecido como mini-pílula), muitas mulheres não irão sangrar, pois não há interrupção ou suspensão da ingestão de hormônio. Algumas mulheres terão manchas leves durante todo o mês. Mais uma vez, converse com seu médico sobre seu padrão de sangramento.
DIUs Hormonais
Se você estiver usando DIUs hormonais, é comum parar completamente o sangramento enquanto eles estiverem implantados. (fonte)
Há também uma condição chamada amenorreia pós-pílula, na qual a menstruação não retorna dentro de seis meses depois de você parar de tomar a pílula. (fonte) Em um estudo, mulheres que tomaram contraceptivos orais experienciaram maiores distúrbios no ciclo e foi mais significante no grupo pós-pílula até o sétimo ciclo. Em muitos casos, essa condição se corrige.
O que fazer:
4. Cistos
Um cisto ovariano funcional é o saco que segura o óvulo no ovário de uma mulher durante ou após a ovulação. Uma vez que o óvulo é liberado, o cisto deve ser liberado com ele. No entanto, se o óvulo não for liberado ou se o saco se fechar após aquele ter sido liberado, o saco poderá inchar com o líquido. Quanto maior o cisto, mais problemas ele pode causar, incluindo a falta de menstruação.
O que fazer:
Agradecidamente, há alguns remédios naturais que você pode experimentar para você reduzir ou erradicar seu cisto. Sempre fale com seu médico ou profissional de saúde antes de seguir qualquer uma dessas ideias.
- Aplique óleo de mamona no seu abdômen por 20 minutos a cada dia por 3 dias consecutivos. Tenha um intervalo de 4 dias e depois comece por 3 dias consecutivos.
- Beba uma colher de sopa de vinagre de sidra de maçã cru na água uma vez ao dia, que, em casos anedóticos, ajudou a diminuir ou dissolver os cistos, possivelmente devido ao alto teor de potássio do ACV. Algumas pessoas acham que adicionar 1 colher de sopa de melaço de cinta preta, uma de açúcar natural rico em minerais alcalinizantes, também é eficaz.
- Ingira alimentos/bebidas que estimulam o fígado para ajudar o corpo a liberar o cisto relacionado ao hormônio. Algumas ótimas coisas para tentar incluem: chá de raiz de dente de leão, beterraba fresca, chucrute ou outros vegetais crucíferos.
- Tome chá de camomila, que tem sido ligado à diminuição de sinais de Síndrome de Ovário Policístico (PCOS).
- Evite carboidratos refinados e comidas altamente processadas, que contribuem para resistência da insulina, uma vez que pesquisas sugerem que pode haver uma ligação entre a resistência de insulina e a síndrome do ovário policístico (PCOS).
- Para a dor, experimente banhos com sais de Epsom. Claro, sempre com a atenção médica, caso você experiencie dor ou sinta dor na barriga no meio do seu ciclo, e caso tiver sangramento vaginal entre menstruações ou dores abdominais fortes (isso pode ser um sinal de ruptura).
5. Amamentação
Se você está atualmente amamentando e se pergunta o porquê da sua menstruação estar atrasada, saiba disso: quando se trata da sua menstruação e amamentação é anormal é normal.
- Algumas mamães não menstruam todo o tempo que está amamentando – anos, para algumas.
- Outras voltam à menstruar assim que começam a introduzir sólidos ou quando o bebê começa a dormir durante a noite.
- E outras voltam com sua menstruação rapidamente, embora esteja amamentando exclusivamente.
Mesmo que sua menstruação volte enquanto amamenta ou uma vez que tenha parado, ela pode não voltar ao normal rapidamente, ou pode retornar para depois desaparecer novamente. Aprenda mais sobre o que esperar quando o assunto é sua menstruação após a gravidez a amamentação.
O que fazer:
- Lembre-se de que o método de controle da natalidade da amenorreia lactacional (LAM) não é infalível – ainda há uma chance de gravidez.
- Se você quiser regular seus hormônios ou tentar ter outro bebê, tente estas dicas para aumentar sua fertilidade.
- Se você está amamentando e não teve menstruaçãode três meses após o desmame, converse com seu médico.
6. Medicação
Se você está tomando medicação e você está se perguntando por que sua menstruação está atrasada demais ouse está de forma estranha, não descarte isso como uma razão para sua menstruação irregular. (fonte)
- Varfarina, uma medicação que ajuda a prevenir coágulos de sangue, pode causar sangramentos fortes ou sangramentos entre as menstruações.
- Analgésicos, como ibuprofeno e naproxeno, podem causar um fluxo mais leve durante o período menstrual.
- Medicação da tireoide, antidepressivos e medicação para epilepsia podem fazer com que você fique sem menstruar completamente.
O que fazer:
- Converse com seu médico sobre como regular seu ciclo. Em alguns casos, se for seguro, seu médico fará com que você pare com sua medicação. Em outros casos, certos efeitos colaterais da medicação – desidratação ou perda de apetite, por exemplo – podem ser uma causa indireta da falta de menstruação. (source)
7. Pesticidas
Um estudo descobriu que mulheres que moram na fazenda, e que usavam pesticidas, eram de 60% à 100% propensas a terem ciclos mais longos, terem falta de menstruação e manchas de sangue entre os períodos menstruais.
“Pesticidas imitam hormônios. Eles competem e bloqueiam os hormônios em seu corpo, dificultando o funcionamento do sistema endócrino.” — Dr. Holly Puritz, diretora médica dos serviços OB/GYN, no Hospital Santara Leigh, em Virginia, disse à Health.
O que fazer:
- Compre comida orgânica sempre que possível.
- Limite o uso de pesticidas em jardins e em gramados.
- Feche as janelas, se vizinhos ou fazendas locais estiverem pulverizando.
- Aumente a ingestão de alimentos de combate ao estrogênio, como vegetais crucíferos, chucrute, e considere a adição de um suplemento de extrato de semente de brócolis.(onde comprar).
8. Cafeína
Cafeína é o estimulante do sistema nervoso que afeta o corpo de muitas maneiras. Mulheres que consumem muita cafeína podem ter ciclos irregulares que causam problemas de fertilidade. (fonte)
O que fazer:
9. Falta de Sono
Pesquisas mostram que o sono tem um grande papel na função hormonal. Quando você é privada de seu sono ou seu ciclo de sono-vigília muda drasticamente, isso pode confundir seu corpo e interromper a função endócrina normal.
O que fazer:
- Durma bastante – com uma meta de pelo menos 8 horas por noite!
- Evite luzes azuis por pelo menos duas horas antes de ir pra cama.
- A primeira coisa de manhã que você deve fazer é expor seu corpo à luz natural para regular seu ritmo circadiano.
- Experimente exercícios suaves—há evidências que apenas 10 minutos podem melhorar a qualidade de sono e aumentar a duração do sono.
- Limite o consumo de cafeína e álcool.
- Tome mais remédios naturais.
Quantos Dias Após Ficar Sem Menstruar Eu Devo Me Preocupar?
Como notado acima, é normal o ciclo de uma mulher variar. Se você está se perguntando “por que minha menstruação está atrasada” e só faz alguns dias, espere. Uma menstruação é considerada atrasada se ela não começou cinco ou mais dias após o dia ao que você esperou que ela começasse.
Na maioria dos casos, a falta de menstruação ou menstruação atrasada não é resultado de uma condição de saúde implícita. Se você está se perguntando consistentemente por que sua menstruação está atrasada, fale com seu médico para achar maneiras de regular seu ciclo e experimentar esses métodos naturais.
Se você está preocupada com a falta de menstruação, porque você não está planejando engravidar, faça um teste de gravidez e busque pela ajuda que precisa.
Quanto Tempo Você Deve Esperar, Após a Falta de Menstruação, Para Realizar um Teste de Gravidez?
A maioria dos testes de gravidez afirma que eles podem fornecer uma leitura precisa logo no primeiro dia da falta da menstruação e, às vezes, antes. Se você realmente quiser ter certeza, é sempre melhor esperar uma semana após sua menstruação. Olhe esse post para tudo que precisar saber sobre teste de gravidez.
Quando Os Sintomas De Gravidez Começam?
Embora você tenha tido que esperar algumas semanas (eternidade) para um teste de gravidez te dizer que você está grávida, alguns primeiros sinais de gravidez podem te mostrar mais cedo que o teste.
Em um estudo de 136 mulheres, que estavam tentando engravidar, 50 por cento tiveram alguns sintomas quando estavam com 5 semanas, 70% tiveram sintomas nas 6 semanas e 90% tiveram sintomas nas 8 semanas.
Para aprender mais sobre os primeiros sinais de gravidez, olhe esse post.
Posso Ficar Sem Uma Menstruação e Não Estar Grávida?
Sim, como mencionado acima, há uma variedade de razões sobre as irregularidades do ciclo de uma mulher. A melhor coisa a fazer para confirmar que não está grávida é fazer um teste de sangue de HcG através de seu médico.
Se você está tentando engravidar, você já pode estar grávida se você não ficou menstruada:
- Às vezes, os níveis de hormônio estão tão baixos em testes caseiros que não conseguem detectar eles ainda. Espere alguns dias e teste novamente.
- E é raro, mas algumas mulheres produzem níveis baixos de HcG (o hormônio da gravidez), que um teste caseiro não consegue detectar a gravidez de fato. Se você acha que pode estar grávida, embora tenha tido um teste de gravidez caseiro negativo, fale com seu médico ou parteira. Eles podem confirmar os resultados com um teste de sangue de HcG.