Você já sabe a data provável para o seu parto? Clique aqui.
Pregnancy Week by Week Universal Header
Calculadora Gestacional – Precisão incrível! – Calculadora de Gravidez
Então, você conseguiu seu tão esperado resultado positivo e agora está se perguntando ‘’quando será a data de nascimento de meu bebê?’’. Nós deixamos você por dentro com a calculadora gestacional Mamãe Natural.
Insira suas informações na calculadora gestacional e descubra a melhor estimativa de quando seu pequeno pacotinho de alegria irá fazer sua aparição.
Como a calculadora gestacional funciona?
Você talvez não saiba quando exatamente ovulou ou quando engravidou, então, essa calculadora de gravidez irá tipicamente calcular aproximadamente a data prevista para o parto, baseado na data da sua última menstruação (DUM).
A maioria das calculadoras online, incluindo a nossa, usam um simples método para calcular a data de parto.
- Sua data de parto é prevista para 40 semanas depois do primeiro dia da sua última menstruação.
- Presume-se que seu ciclo tenha 28 dias de duração, com a ovulação ocorrendo no dia 14.
- Portanto, a calculadora adiciona 280 dias (40 semanas) em seu último período menstrual.
Esse método de cálculo para a data do parto é conhecido como regra de Naegele.
O que é a regra de Naegele para calcular a data provável para o parto?
A regra de Naegele é a que a maioria das calculadoras e calendários de gravidez se baseiam. Nomeada depois de um obstetra germânico que usou a regra no começo dos anos 1800, a regra de Naegele prevê a data do parto para ocorrer 280 dias depois do primeiro dia do último período menstrual.
No entanto, a regra de Naegele supõe que seu ciclo tem a duração de 28 dias com ovulação ocorrendo no décimo quarto dia, o que não é o caso de todas as mulheres! Então, outros jeitos de calcular a data prevista para o parto podem ser mais precisos.
Dados modernos sugerem que as mulheres têm seus bebês poucos dias depois a data prevista para o nascimento, em média. Estudos como estes descobriram que a regra de Naegele prevê consistentemente a data de parto em cerca de 2-4 dias mais cedo. Então, uma melhor estimativa pode ser de 40 semanas e 3 dias desde a sua última menstruação.
Alternativamente, você pode experimentar a regra de Mittendorf-Williams para calcular a data de nascimento do bebê, conforme descrito abaixo:
O que é a regra de Mittendorf-Williams?
Esse estudo, feito em 1990, mostrou que a gravidez durava em média 288 dias depois do último período menstrual para mães de primeira viagem caucasianas. Para mulheres caucasianas que não estavam se tornando mães pela primeira vez, a data de parto era em média de 283 dias após o último período menstrual (dois dias depois o que previa a regra de Naegele). Esse descobrimento é conhecido como regra de Mittendorf-Williams.
Enquanto a regra de Naegele ainda é a mais usada para calcular data prevista para o parto na gravidez, a regra de Mittendorf-williams está provando ser mais precisa. No entanto, esta regra envolve um cálculo mais complexo, levando em consideração:
- Idade maternal
- Raça
- Altura
- Peso
- Número de gravidez anteriores
- Duração média da fase lútea
- Maternal education
- Alcool durante a gravidez
- Café durante a gravidez
Nossa calculadora de gravidez mais sofisticada usa a regra de Mittendorf-Williams.
Quando é a data estimada para o parto?
A data estimada para o parto é o ‘’melhor palpite’’ de quando o bebê pode nascer, baseado na calculadora de concepção/gravidez. No entanto, somente 4% dos bebês nascem nessa data prevista! Enquanto 80% dos bebês nascem dentro de duas semanas antes ou duas semanas depois de ter calculado a data estimada para o nascimento. (Veja ‘’mês previsto’’ na sessão abaixo)
Como as semanas de gravidez são calculadas?
A calculadora de gravidez faz a estimativa da sua data prevista para o parto desde o primeiro dia da sua última menstruação. Se você tem um ciclo de 28 dias e descobre que está grávida no dia que você deveria menstruar, você já deve considerar que está com 4 semanas de gravidez. Isso significa que você completou sua quarta semana de gravidez (embora você tenha engravidado duas semanas antes. Eu sei, é confuso!). No dia seguinte, você terá quatro semanas e um dia de gravidez.
Como você calcula a data prevista para o parto desde a concepção?
Se você sabe quando engravidou, sua calculadora de gravidez calcula sua data prevista para o parto adicionando 38 semanas na data de concepção. Esse método de cálculo pode ser mais preciso que o método de calcular a data através do último período menstrual, se você tem um ciclo irregular ou consistentemente um período longo ou mais curto que 28 dias.
O que é exatamente a data de concepção?
A data de concepção é o dia que o óvulo e o esperma se encontram. Mamães que acompanham suas ovulações podem saber a data exata de concepção. No entanto, para o resto de nós, a data de concepção pode ser difícil de identificar. Afinal, um esperma pode viver no corpo da mulher por cinco dias e o óvulo pode viver por 24 horas depois de ser liberado. Em outras palavras, você tem seis dias a cada mês que pode engravidar mais provavelmente.
Como você calcula a provável data para o parto pela data da relação sexual?
O esperma pode viver dentro da vagina por cinco dias. Isso significa que, se você fez sexo na segunda, você pode engravidar na segunda, terça, quarta, quinta, sexta ou até mesmo sábado. Para chegar a uma data de concepção baseada em quando teve relações sexuais, adicione dois dias na data de quando você teve relações sexuais. Isso não é algo exato, mas é uma média razoável.
O que é o ‘’mês previsto’’?
O mês previsto é um período de tempo mais preciso de quando você pode esperar ter o seu bebê. Apenas 4% dos bebês nascem nessa data prevista. Enquanto 80% chegam ou duas semanas antes ou duas semanas depois. Daí o termo ”mês previsto”.
A duração de uma gravidez natural pode variar em até cinco semanas.(fonte)
O mês previsto ajuda algumas mamães a reduzirem o estresse e o medo de ir além da data prevista.
Para calcular o mês previsto, simplesmente subtraia duas semanas de sua data estimada para o parto dada pelo seu médico, ou a sua calculadora de previsão para o parto, e também adicione duas semanas em sua data estimada. Voilà, o mês previsto para o parto foi encontrado!
Um outro modo de lidar com esse cálculo complicado é adicionando duas semanas ao final de sua data prevista para o parto e dizer: ”O bebê provavelmente estará aqui antes [dessa data].”
O que é ‘’idade gestacional?”
Idade Gestacional (IG) é o termo usado para descrever em qual momento de duração está a sua gravidez, e por quanto tempo o bebê tem crescido dentro do útero. A calculadora de data prevista para o parto te ajuda a descobrir. No entanto, como dissemos antes, a idade gestacional é contada do primeiro dia da sua última menstruação. Portanto, quando seu bebê é concebido (cerca de 2 semanas após a DUM), ele é considerado já com 2 semanas de idade gestacional. A idade conceptiva (IC) é a idade que o bebê está desde quando ele foi concebido.
O que o IG representa em um ultrassom?
Se você receber um ultrassom, poderá notar um “IG” na imagem com um número de semanas e dias; isso significa a idade gestacional. Mas esse número é baseado em quanto o bebê está medindo, não na sua DUM, que a calculadora de data prevista para o parto usa. É normal que essas datas não correspondam perfeitamente. Se houver diferenças significativas nas datas, seu médico pode querer ir mais fundo para determinar a data real da concepção. Como resultado, sua parteira ou médico pode alterar sua data de parto com base na idade gestacional ultrassonográfica.
Os primeiros ultrassons são muito precisos quanto à gravidez e podem ser úteis se você não sabe o dia da sua DUM ou se seus períodos menstruais são irregulares. Note que você não precisa fazer uma ultrassonografia antecipada, especialmente se você tem certeza da duração de seu ciclo. Cabe a você considerar os prós e contras das ultrassonografias. Esse estudo mostra que uma data precoce de ultrassom não muda a incidência da indução. ”
O que é a data da DUM?
DUM significa o último período menstrual. A última menstruação é o último período menstrual que você teve antes de engravidar. Sua DUM é o primeiro dia da sua última menstruação. Essa data é usada pela calculadora para descobrir sua data prevista para o parto (adicionando 40 semanas, via regra de Naegele).
Como os trimestres da gravidez são divididos?
A gravidez é dividida em três trimestres.
O terceiro trimestre, embora parecido com os outros dois na duração, parece muito menor, porque nas primeiras quatro semanas você não sabe que está grávida!
O segundo trimestre gera, muitas vezes, a pausa nas náuseas, fatigas e, bem, você apenas se sente inchada e realmente grávida! Muitas mulheres acham o segundo trimestre o mais confortável, que é chamado ”O Mágico Meio.”
Embora você provavelmente comece a exibir o barrigão no segundo trimestre (se não antes), o terceiro é quando você se tornará obviamente grávida, e pode começar a se sentir desconfortável. Mas todo esse desconforto do terceiro trimestre é projetado com perfeição porque, no final, você estará mais que pronta para passar por todos os estágios do trabalho de parto e dar à luz ao seu pacotinho de alegria!
Related Resources
Pronta para calcular sua data prevista para o parto?
Você já sabe a data provável para o seu parto? Clique aqui.