Então você está grávida (parabéns!) e você está se perguntando se você poderá continuar a fazer sexo na  gravidez como você normalmente faz. E sobre sexo após a gravidez?

Leia, mamãe. Leia.

É seguro fazer sexo na gravidez?

A maioria das mulheres saudáveis e com baixo risco pode continuar a ter relações sexuais durante a gravidez sem se preocupar. Os músculos fortes da parede uterina e o saco amniótico protegem o bebê muito bem. O espesso tampão mucoso que cobre o colo do útero durante a gravidez também protege o bebê contra infecções.

Sexo no início da gravidez

Alguns pais que estão esperando um bebê têm medo de que o sexo na gravidez, particularmente no primeiro trimestre, pode causar aborto espontâneo. Os abortos precoces são geralmente causados por uma anormalidade cromossômica no bebê ou desequilíbrios hormonais na mãe, e fazer sexo ou realizar outros comportamentos normais não impede isso.

Tenha em mente que algumas mães não querem nem mesmo sexo no primeiro trimestre devido a náusea, enjoo matinal e fadiga intensa. Isso provavelmente vai passar e você vai retomar a sua vida sexual normal no “meio mágico” da gravidez. Converse com seu parceiro para encontrar maneiras de atender às necessidades de intimidade durante esse período.

Sexo no final da gravidez

Com uma barriga maior, o sexo pode se tornar mais difícil no final do terceiro trimestre. Seja criativa com posições ou encontre outras formas de ser íntima e próxima do seu parceiro(a).

Tenha em mente que o sêmen contém prostaglandinas, que são conhecidas por amolecer o colo do útero. O amaciamento do colo do útero “amadurece” e abre, quando e somente quando, todos os fatores biológicos estão prontos para o parto em gestações normais de baixo risco. Portanto, não se preocupe sobre se fazer sexo criará um parto prematuro.

A estimulação do mamilo também pode funcionar. O hormônio oxitocina é liberado durante a estimulação do mamilo. Este é o mesmo hormônio usado pelos hospitais para induzir parto ou durante uma cesárea.

Essas duas táticas podem ajudar a induzir naturalmente uma mãe com mais de 40 semanas. Claro, converse com seu médico e/ou parteira sobre o que é melhor para você.

Benefícios do sexo na gravidez

Na verdade, sexo na gravidez pode ter muitas vantagens:

  • Pode fornecer proteção contra resfriados. Um estudo descobriu que o sexo aumenta os níveis de IgA, um anticorpo que ajuda a aumentar a resposta imunológica.
  • Os orgasmos durante a gravidez fortalecem o chão pélvico e as paredes uterinas, o que é bom para o trabalho de parto e recuperação pós-parto mais rápida.
  • Pode diminuir sua pressão arterial e o nível de estresse.
  • É um bom treino. O sexo na gravidez pode aumentar o seu ritmo cardíaco e usa vários músculos que queimam calorias.
  • E o aumento do fluxo sanguíneo pode significar melhores orgasmos, mais orgasmos e mais interesse pelo sexo.

É seguro para o meu parceiro me realizar em mim o sexo oral?

Sim, estamos chegando aí 🙂 E sim, na maior parte, o sexo oral durante a gravidez é bom. No entanto, existem algumas exceções. Se o seu parceiro tem herpes oral, ele não deve fazer sexo oral enquanto ele tiver um surto ativo ou no terceiro trimestre (surto ou não). Se o seu parceiro for seropositivo ou se não tiver a certeza do seu estado serológico, você deve abster-se do sexo oral. Embora o risco de contrair o HIV a partir do sexo oral seja baixo, ainda é uma possibilidade e, se contraído, o HIV pode ser facilmente passado para o seu bebê.

E um fato aleatório: não deixe seu parceiro soprar em sua vagina. Pode (muito raramente) resultar em uma embolia aérea, o que é perigoso para você e para o bebê.

É seguro em usar lubrificação quando estou grávida?

Claro, mas nós temos uma recomendação para você. Não somos loucos por produtos de lubrificação convencionais, pois podem irritar os dois parceiros. E, claro, por que colocar produtos químicos dentro de você enquanto você está carregando um bebê?

Se você estiver usando preservativos, é importante usar um lubrificante convencional à base de água, em oposição a uma lubrificação à base de óleo.

Mas se você está grávida e em um relacionamento monogâmico, você provavelmente não está se incomodando com preservativos. Nesse caso, recomendamos o uso de azeite  como lubrificação. É natural, cura para a pele, conveniente e funciona como um encanto.

Os orgasmos podem desencadear o parto prematuro?

Não. Os orgasmos podem causar contrações uterinas, mas essas contrações são normais e não semelhantes àquelas que você sentirá durante o trabalho de parto. Na verdade, as contrações uterinas após o sexo indicam que você tem um útero forte, o que é muito reconfortante quando você vai ter um bebê em breve.

Há momentos em que o sexo deve ser evitado na gravidez?

O seu médico ou parteira pode recomendar que se abstenha de sexo na gravidez, também chamado de descanso pélvico, se:

  • Você tem uma história de parto prematuro
  • Você tem sangramento vaginal inexplicável
  • Seu colo do útero começa a abrir prematuramente (insuficiência cervical)
  • Sua placenta cobre parcialmente ou completamente o colo do útero (placenta prévia)
  • Suas membranas se romperam ou  o líquido amniótico está vazando
  • Seu colo de útero está dilatado.

Meu desejo sexual mudou desde que engravidei. Isso é normal?

Absolutamente. Devido às mudanças físicas e emocionais que você está experimentando, é completamente normal ser totalmente desinteressada em sexo na gravidez, mais interessada ou qualquer coisa no meio. Também é possível que você experimente todas essas coisas em momentos diferentes durante a gravidez!

Embora o desejo possa flutuar, muitas mulheres relatam ter sexo mais satisfatório durante a gravidez. Uma razão é o fluxo sanguíneo extra para a área pélvica, que pode intensificar a sensação e o orgasmo. Outra pode ser que muitas mulheres têm uma melhor auto-imagem durante a gravidez e acham mais fácil relaxar e desfrutar do sexo. Sim, é verdade! Muitas mulheres se sentem mais confiantes com um bebê do que antes da gravidez.

Depois que o bebê nasce, em quanto tempo eu posso fazer sexo?

A maioria dos médicos e parteiras sugere esperar 6 semanas após o parto para voltar a fazer sexo. Se você teve um parto vaginal ou cesariana (idealmente cesárea suave), seu corpo precisa de tempo para se curar.

Durante as primeiras semanas pós-parto, o colo do útero está se fechando e o revestimento do útero está cicatrizando. A desaceleração e o término do fluxo de lóquio indicam que a cura terminou ou está quase terminada. Se não teve rasgamento e o seu sangramento parou antes das 6 semanas, o seu médico ou parteira pode dar-lhe a oportunidade de retomar a relação sexual. Se você teve rasgamento ou uma episiotomia e, especialmente, se precisou de pontos, espere até que eles estejam completamente curados, e você pode ser aconselhada a esperar até as 6 semanas de pós-parto para ter certeza de que os pontos e lacerações foram curados.

Dito isto, muitas mulheres não estão prontas para a relação sexual às 6 semanas pós-parto. Algumas continuam a sentir desconforto ou dor por alguns meses (consulte o seu médico se tiver alguma preocupação). Embora a relação possa estar fora dos limites por um curto período de tempo, é completamente seguro alcançar o orgasmo de outras formas.

Outras mulheres não se sentem emocionalmente prontas para a intimidade ainda. O estresse e a exaustão de um novo bebê, juntamente com a amamentação constante, podem dificultar o tempo de encontrar sexo ou o desejo de sexo. Algumas mulheres precisam sentir que seu corpo é o seu por algum tempo. Continue se comunicando com seu parceiro sobre como você está se sentindo e encontre maneiras de atender às necessidades de intimidade um do outro por enquanto.

Referências

“Oral Sex Risk Very Low, but Not Zero, Concludes Systematic Review.” HIV & AIDS Information. Web. 4 Apr. 2015. <http://www.aidsmap.com/Oral-sex-risk-very-low-but-not-zero-concludes-systematic-review/page/1432786/>.

“Sex during Pregnancy: What’s OK, What’s Not.” Mayo Clinic. Web. 4 Apr. 2015. <http://www.mayoclinic.org/healthy-living/pregnancy-week-by-week/in-depth/sex-during-pregnancy/art-20045318?pg=2>.

“Sexual Frequency and Salivary Immunoglobulin A (IgA).” National Center for Biotechnology Information. U.S. National Library of Medicine. Web. 4 Apr. 2015. <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15217036>.